Lírio da Paz Gigante - Spathiphyllum cannifolium

Outros nomes: Bandeira-branca, Lírio-da-paz, Espatifilo , Lírio-da-paz-gigante.

Descrição sobre o Lírio da paz gigante

O Lírio-da-paz-gigante é uma espécie herbácea e perene nativa da Venezuela e regiões próximas na América do Sul, floresce praticamente durante todo o ano, porém, perde um pouco do seu volume durante o outono e inverno.

Seus indivíduos atingem cerca de 60 a 70 cm de altura, a sua Espata (estrutura no meio da flor)  tem cor que varia entre creme a amarelo, mas tende a ficar esverdeada.

É uma planta vastamente usada para interior, seu tamanho faz com que tenha um peso estético maior do que os lírios-da-paz comuns. Uma das poucas plantas que floresce em ambientes sombreados, porém precisa de bastante luz difusa (indireta).

É uma flor filtradora, que limpa o ar, além de ser perfumada.

Cuidados com o Lírio da paz gigante

Sensível a climas frios, necessita de adubações semestrais e irrigações regulares, caso contrário, o gramado pode apresentar produção de folhagem morta e a diminuição da densidade da cobertura.

Essa grama pode alcançar em média 15 cm de altura, mas deve ser aparada quando tiver entre 3 ou 4 cm. Porém, é necessário ter cuidado quando aparar, pois caso seja aparada demais ficará exposto a parte de baixo da grama o que pode trazer riscos e não deixar muito bonita. 

Deve ser cultivada sob luz indireta, em solo levemente ácido e fértil, com bastante adubo e irrigado com frequência. É extremamente sensível à luz solar com incidência direta, porém não tolera ambientes muito frios, lugares com ar condicionado ou correntes de ar intensas. 

Com o tempo é necessário remover o pó que se acumula nas folhas, deve-se remover esse pó com uma lavagem de mangueira, tendo bastante cuidado para não ferir as folhas. Deve ser fertilizado com adubos orgânicos duas vezes ao ano.  Também deve-se cortar flores velhas ou mortas para estimular novas florações.

Como fazer mudas

Para tirar mudas de seu Lírio-da-paz-gigante, deve-se dividir a touceira por completo, mantendo os ramos, raízes e folhas, e assim replanta-los em um vaso adubado, com uma camada de pedras ou areia expandida, seguido de uma manta ou tecido, e por fim a terra, onde será plantando a muda.

 

Dados Sobre a Spathiphyllum cannifolium

Clima Equatorial, Subtropical e tropical.
Altura De 60 a 70cm
Luminosidade Sombra, Meia Sombra ou Luz Difusa
Ciclo de Vida Perene
Tipo do Tronco
Tipo da Folha Grandes, simples, brilhantes, ovais.
Cor da Folha Verde escura
Largura do Tronco
Largura do copa
Tipo de Raiz Não agressiva
Frutifera? Não
Quando da Frutos
Quando Florece Praticamente durante todo o ano, com diminuição no outono e inverno
Carrinho de compras