Rosa de Sarom - Hibiscus syriacus

Outros nomes: Rosa-de-sarom, Altéia-arbustiva, Hibisco-colunar, Hibisco-da-síria, Mimo, Rosa-da-síria, Rosa-de-sharão

Conteúdo

A Rosa de Sarom é um arbusto da família Malvaceae, nativa principalmente da China, e de outras Regiões na Ásia. Ela produz flores de tons brancos, róseos, roxos e lilases. Na maioria das vezes é perene, porém pode perder suas folhas se cultivada em ambientes de frio moderado. Suas flores tem em média 8cm de diâmetro e podem exalar um aroma doce durante a noites com temperaturas mais altas. Além disso, suas flores podem ser consideradas comestíveis e das folhas se faz um chá aromático. 

Pode ser utilizada como indivíduos isolados, em maciços ou até mesmo como cerca viva, e sua altura média é em torno de 2m de altura, porém podendo chegar até a 3m em alguns casos. Também pode ser utilizado como arbusto conduzido, podado para deixar um caule único e copa topiada.

Seu nome vem de uma passagem bíblica, de uma passagem do antigo testamento, onde uma mulher sulamita, em diálogo com seu marido, se compara a uma rosa: “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales”.  Além disso, foi adotada pela Coreia do Sul como flor nacional do país.

Cuidados com a Rosa de Sarom

A rosa de Sarom tolera frios amenos, geadas leves e se adequa bem ao litoral. É uma espécie que deve ser cultivada a meia sombra, porém se plantada em ambientes mais frios, se dará melhor quando cultivada a sol pleno. Isso se dá pelo fato de ser nativa de uma região onde o clima é mais ameno, a Ásia Oriental.

Deve ser plantada em solo drenado, rico em matéria orgânica e com o solo sendo mantido sempre com leve umidade.

São necessárias podas regulares de limpeza e conformação, para que haja a renovação e sua Rosa de Sarom tenha florações e folhagens vistosas!

Como fazer mudas

Para propagar sua Rosa de Sarom, pode-se tirar mudas fazendo cortes diagonais em seus ramos semilenhosos, então cultivá-la na água para criar raízes e por fim transferi-la para um vaso. Caso deseje plantar em jardineiras ou canteiros, sugere que após sua retirada, esperar um tempo para que a planta recupere sua vitalidade antes de plantá-la novamente.

 

Dados Sobre a Hibiscus syriacus

Clima Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Altura Cerca de 2m porém pode chegar a 3m dependendo do plantio.
Luminosidade Sol pleno
Ciclo de Vida Perene, porém caduca (perde suas folhas no outono) em ambientes de inverno moderado.
Tipo do Tronco Caule lenhoso, ramificado e ereto.
Tipo da Folha Folhas em formatos de lança, brilhantes e serrilhada nas bordas.
Cor da Folha Verde escura
Largura do Tronco
Largura do copa
Tipo de Raiz Não agressiva
Frutifera? Não
Quando da Frutos
Quando Florece O ano todo, porém com mais intensidade na primavera
Carrinho de compras