Abacaxi Roxo - Tradescantia spathacea

Outros nomes: Rhoeo tricolor, moisés-no-berço, espada-de-iansã

Descrição do Abacaxi roxo

Muito utilizada no  paisagismo, o abacaxi roxo é uma planta rústica e pequena, uma boa opção para forração, formando maciços ou bordaduras. Também é possível cultivá-lo em vasos e fazer combinações com outras espécies. O charme do abacaxi roxo está na folhagem roxa, rosa e diferentes tonalidades de verde, além do seu porte pequeno. 

Suas folhas se assemelham às do abacaxi ornamental, no entanto não produzem pequenos frutos e suas flores são inflorescências pouco chamativas.

Cultivo e cuidados

Gosta de sol pleno e meia sombra, não se adaptando bem ao tempo frio e seco. A insolação interfere na coloração do abacaxi roxo, sendo que quanto mais sol, mais intensas ficam as cores.

É necessário solo úmido e com boa drenagem, não sendo necessária alta fertilidade desse solo, o mais importante é não deixar encharcado. Para plantio em jardins posicione as mudas com uma distância média de 15cm entre elas. Para manutenção anual é válido realizar uma poda durante a primavera (poda de limpeza das folhas secas) revigora a espécie, e pode ser propagada através de touceiras. 

Não descarte sua muda na natureza pois, por ser uma espécie de fácil cultivo e propagação, é possível que esta se torne uma espécie invasora na região. É importante lembrar que o abacaxi roxo é uma espécie potencialmente tóxica para pets e crianças, podendo causar irritações.

Dados Sobre a Tradescantia spathacea

Clima Quente e úmido
Altura 15 a 30cm
Luminosidade Sol pleno, meia sombra
Ciclo de Vida Perene
Tipo do Tronco
Tipo da Folha Alongada, sem espinhos
Cor da Folha Roxo, verde
Largura do Tronco
Largura do copa
Tipo de Raiz
Frutifera? Não
Quando da Frutos
Quando Florece Primavera/Verão
Carrinho de compras