Árvore-do-âmbar - Liquidambar styraciflua

Outros nomes: --

Descrição da arvore-do-âmbar

Recebe esse nome pela coloração da seiva, abundante e cor de âmbar. Folhas também aromáticas. Nativa da América do Norte, a liquidâmbar tem destaque durante o outono, quando a copa perde volume e suas folhas ficam alaranjadas e avermelhadas, trazendo grande destaque na paisagem. 

No restante do ano, a árvore tem folhagem verde escura e abundante que fornece muita sombra. Suas flores são pequenas inflorescências e não têm muito destaque na copa, que é embelezada pelas folhas. Os frutos são pequenos, espinhosos e não comestíveis. Quando caem seus espinhos podem machucar

O plantio no Brasil é recomendado para as regiões sul e sudeste, onde o clima é mais ameno e se assemelha mais ao ambiente de origem da liquidâmbar.

Em projetos paisagísticos, a liquidâmba é usada na arborização urbana e de parques, e uso em propriedades particulares. É preciso ter cuidado com a propagação da liquidâmbar, pois produz muitas sementes e pode tornar-se uma espécie invasiva.

Cultivo e cuidados

A irrigação é muito importante para o cultivo de sua liquidâmbar. Necessita solo fértil e boa drenagem, sendo que não se dá bem com longos períodos de estiagem e precisa de muita água para que as mudas prosperem. O modo mais fácil de propagação é por sementes

Quando o espécime está adulto pode suportar curtas secas, mas no início precisa de cuidados. É adequado que as mudas sejam plantadas em vasos (onde ficarão nos seus primeiros dois anos de vida) e depois transferidas para covas definitivas, amplas e bem fertilizadas. É necessário espaçamento médio de 10 metros entre os indivíduos para caso de plantio linear.

É importante que a árvore seja cultivada em locais de clima ameno e sol pleno, para que suas folhas mudem de cor com sucesso durante as estações mais frias. É indicada para cidades serranas, sul e sudeste do país.

Utilização

A madeira de liquidâmbar é considerada de qualidade para a fabricação de móveis e pisos. A seiva é utilizada industrialmente para a fabricação de perfumes, medicamentos e cosméticos. É dito que suas raízes têm propriedades medicinais

Dados Sobre a Liquidambar styraciflua

Clima frio, úmido
Altura 15m a 30m
Luminosidade sol pleno
Ciclo de Vida perene
Tipo do Tronco
Tipo da Folha folhas grandes, de cinco a sete pontas (estrelada)
Cor da Folha verde, laranja e vermelha
Largura do Tronco até 1m
Largura do copa 10m a 12m
Tipo de Raiz adventícia
Frutifera? sim (numerosos, não comestíveis)
Quando da Frutos
Quando Florece primavera
Carrinho de compras